A gente não quer só produto, quer emoção e identificação

20 ago

Nos últimos dias, andei bem imersa em temas relativos ao consumidor e engajamento das marcas. Primeiro foi o curso Consumo Emocional com Dario Caldas (Observatório de Sinais, em São Paulo). Na última sexta, as palestras do Maxi Moda aqui em Fortaleza.

Um dos pontos mais discutidos no curso e nas palestras é que as marcas precisam criar um envolvimento com seu consumidor: se conectar com os seus valores, ter uma causa, um propósito.

avon insta

Imagem de campanha da Avon que tem abraçado a diversidade (Imagem: @avonbrasil)

Se nos seus primórdios o marketing focava nas qualidades do produto, no fim do século XX as marcas passaram a focar o consumidor e seu comportamento (estilo de vida). Hoje é preciso conhecer muito mais este consumidor, gerando um verdadeiro engajamento.

As marcas precisam se posicionar e, como ressaltou Andrea Bisker (da consultoria de tendências Stylus) em sua palestra no Maxi Moda, se a marca abraçar uma causa difícil e honesta, ela ganha uma grande vantagem competitiva.

Mas que fique claro, apesar de ser uma estratégia de marketing, o engajamento proposto pela marca/empresa precisa ser real e estar alinhado com os princípios e propósitos dela. Do contrário, o tiro pode sair pela culatra e os consumidores podem criar repulsa ao sentir a falta de verdade no discurso.

Então, antes de tudo, as marcas precisam estar com seus valores e propósitos muito bem definidos para conseguir um envolvimento de fato da sua audiência.

Abaixo segue um vídeo com o manifesto que a Knorr lançou esta semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: