Curso de Cool Hunting na Central Saint Martins

5 abr

Um sonho realizado! Fazer o curso de Cool Hunting na Central Saint Martins (Londres), uma das principais escolas de moda do mundo, era algo que eu vinha desejando há algum tempo. E finalmente consegui!

O curso tem duração de uma semana, de segunda a sexta. O meu foi entre os dias 20 e 24 de março. A turma era enxuta, bastante interessante e coesa. Éramos 4 brasileiras, 3 italianas, uma americana e uma holandesa. A maioria delas era formada em moda, e algumas estavam morando em Londres.

Nossa professora foi Daniela Bomba, graduada em moda na própria Central Saint Martins e que trabalha como stylist e pesquisadora de tendências. Ela é inglesa mas os pais são italianos, daí do sobrenome. Daniela é bastante comunicativa e sempre estimulava a interação da turma com a troca de informações e impressões sobre as visitas que fazíamos no dia anterior.

Nosso roteiro de aulas era basicamente assim: a gente tinha aula de manhã, onde eram transmitidos conceitos e a parte mais teórica, almoçávamos pela escola (o restaurante da escola tem um ótimo preço e opções interessantes) e depois íamos visitar alguns lugares, que poderiam ser museus, galerias, lojas, mercados ou bairros que concentravam uma boa dose disso tudo. A gente recebia um roteiro e uma atividade para nos guiarmos aonde ir e o que deveríamos observar. No dia seguinte, a aula começava com uma conversa sobre as nossas “descobertas”. No último dia, cada uma fez uma apresentação com o que tinha visto de mais interessante nas visitas e o que tinha captado de novas tendências em suas observações.

Os insights de cada uma nesta apresentação final foram bem bacanas e renderam boas discussões. Algumas questões foram quase unânimes, como a discussão do feminismo. Um dos temas que apresentei “The scaring cute” teve pelo menos umas 4 fotos das mesmas coisas no trabalho que outra colega apresentou com tema similar. Fiquei impressionada!

Enfim, o curso foi uma experiência maravilhosa, gostei demais! Só senti falta de um pouco mais de método e teoria. Talvez porque eu tenha feito o curso com Dario Caldas, do Observatório de Sinais, “Metodologia de pesquisa e análise de tendências”. Dario segue o método de pesquisa que ele desenvolveu e seu trabalho tem forte fundamentação na sociologia e antropologia. Acho que por isso senti falta de uma metodologia mais consistente. De toda forma, acho que um curso acabou complementando o outro.

Pequeno parênteses: o curso do ODES eu fiz em janeiro do ano passado (2016). Este ano eles realizaram a última turma aberta dele, que agora só será ministrado em grupos para empresas que tiverem interesse em treinar sua equipe para a pesquisa de tendências. Só foram dois dias, mas o conteúdo foi bastante rico. Quem tem interesse no assunto, aconselho seguir o ODES Blog, eles sempre publicam alguns de seus estudos por lá.

dicas5

Abaixo seguem algumas fotos tiradas durante a viagem. Divirtam-se!

IMG_6323.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMG_7436.JPG

Cool Hunting CSM 2017 <3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: