A Vicente Serejo, crônica de uma peleja sem fim

19 jul

Minha memória tem dessas traquinagens, ao invés de fatos concretos e narráveis, rega-me de sensações, seja um filme, um livro ou até acontecimentos da vida.

Das aulas de Vicento Serejo na faculdade de jornalismo, a sensação é de admiração e respeito: um dos grandes cronistas potiguares ali, transmitindo um pouco do seu saber e lendo nossos textos infames. Recordo, ainda, dele falando sobre flanar em Paris, e eu vivenciando mentalmente este passeio até hoje não concretizado.

Além dessas breves recordações, a memória me lembra dos exercícios de escrita, ele sempre nos pedindo textos e crônicas sobre… Já disse, não exija muito da minha memória! Bem, mas ao menos um dos temas dessas crônicas eu nunca esqueci.

Era carnaval. E, antes que caíssemos na folia, o professor pediu que voltássemos do feriado com uma crônica sobre os dias que costumamos viver intensamente e tentamos esquecê-los na mesma proporção.

Meu destino era Recife e os planos eram as ladeiras de Olinda de dia e, quando sobrassem forças, Recife Antigo à noite. A grana da viagem veio da organização de uma edição da festa Fantalismo, festa à fantasia do curso de jornalismo, mas isso é uma outra história. Fui pra Recife um tanto indignada com Serejo: como pode querer um texto desses? Que coisa mais “minhas férias”!

Decidi fazer um texto só de substantivos intercalados por sinais de pontuação. Ao fim de cada dia, escrevia um resumo “substantivado” que seria editado num texto para entregar ao professor na volta do feriado. Vicente leu e soltou, em tom profético e interpretador de entrelinhas, palavras que – tenho certeza! – minha memória abriu exceção e fez questão de registrar ipsis litteris: “Você escreve bem, basta saber se vai superar a preguiça de escrever”.

E, cá estou eu, mestre Serejo, nesta peleja que parece sem fim.

 

2 Respostas to “A Vicente Serejo, crônica de uma peleja sem fim”

  1. Samara 20/07/2012 às 13:11 #

    Verdade! Tenho uma lembrança embaçada desse episódio… risos. Também sempre soube que você escreve muito bem. Bom saber que agora seremos presenteados todas as quintas-feiras, com textos de primeira!
    Ficou lindo o novo layout do blog! Tudo de bem nessa nova fase!
    Bjs

    • Sarina Sena 20/07/2012 às 17:53 #

      Obrigada, irmã coruja!!! :*

Deixe um comentário

