Museu da Indumentária e da Moda

10 jul

O MIMO, Museu da Indumentária e da Moda, é um museu virtual que tem  por  missão “buscar, sistematizar, analisar, registrar e divulgar a história da indumentária e da moda, recortada pelo período da fotografia, da história da moda no Brasil e da memória individual e coletiva, com acervo digital, composto de material institucional e da comunidade universitária (…)”.

O projeto surgiu dentro da Universidade Anhembi Morumbi como ideia da professora e pesquisadora Kathia Castilho. A partir de imagens vindas de álbuns de família, o museu cruza as memórias e lembranças de quem conta a história das roupas mostradas nas fotos com uma análise da moda do período por algum professor da área. É algo bem interessante ver como as peças trazem tantas lembranças e refletem um certo período histórico: cultural e socioecômico. Pena que, por enquanto, só tem 4 fotos com análises disponíveis no site.

Em breve, o MIMO também vai disponibilizar na net o acervo da Teciteca Dener Pamplona de Abreu da Universidade Anhembi Morumbi. A Teciteca surgiu junto com o curso de moda da instituição, em 1990, e cataloga tecidos e aviamentos, onde alunos e profissionais da área podem acompanhar a evolução dos tecidos, sentir texturas, observar cores e ficha técnica. Apesar de no meio virtual a gente perder a questão do toque do tecido, ter esse acervo online vai ser de grande importância para quem estuda e trabalha com moda.

O museu promove ainda exposições online. Quem acessar o site agora pode conferir a exposição “JEANS: cotidiano e subversão”. A inicitiva do museu é algo de grande importância que merece ser divulgada, apoiada e visitada.

Foto: acervo MIMO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: