A top aborígene

9 dez

Um dos grandes destaques da moda australiana de 2010 foi a modelo Samantha Harris. De pele morena, boca carnuda e beleza exótica, Samantha vem de uma mistura de aborígenes com germânicos.

Vale um parêntese. Para os que não conhecem, os aborígenes são os “australianos originais”. Eram eles que habitavam estas terras antes da colonização inglesa. Seria algo como os nossos índios no Brasil. Hoje em dia eles sofrem de um grande problema cultural e social. Vários deles encontram-se marginalizados e são dependentes de álcool, sendo comum encontrá-los em estado deplorável no meio da rua. Na época da colonização, eles chegaram a ser caçados como bicho e, não muito tempo atrás, os bebês aborígenes eram retirados de suas famílias pelo próprio governo numa tentativa de destruir a sua cultura, deixando-os longe de suas raízes e identidade. Essas crianças fazem parte do que ficou conhecido como “gerações roubadas”. A mãe de Samantha foi uma dessas crianças. Fecha parêntese.

 

Capa da Vogue Australia de junho de 2010

Na Australia Fashion Week, em maio deste ano, Samantha desfilou para 18 marcas e foi um dos grandes destaques do evento. A capa da Vogue Australia, no mês de junho, foi a consequência.

Ao jornal inglês The Independet, Samantha declarou: “Eu passei minha infância me perguntando por que você tinha que ser loira dos olhos azuis para se sair bem em concursos de modelo. Então eu me orgulho que uma garota como eu possa fazer isto. Minha herança aborígene é muito importante para mim. Eu gostaria de ser um modelo para outras garotas indígenas.”

Fotos: Vogue Australia e Seafolly

2 Respostas to “A top aborígene”

  1. Samara 20/12/2010 às 21:40 #

    Nossa, ganhou da Angelina Jolie em quesito boca carnuda!
    Bonita a menina, né?

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention A top aborígene « Fashion Again -- Topsy.com - 10/12/2010

    […] This post was mentioned on Twitter by sarina sena, Blogs de Moda CE. Blogs de Moda CE said: A top aborígene http://goo.gl/fb/mRCuk #FashionAgain […]

Deixe um comentário

