Feliz com seus óculos de grau

10 nov

Minha amiga Giu, leitora cativa do Fashion Again, me pediu um post sobre óculos de grau. Fiquei feliz com o pedido, afinal, além de usuária bem resolvida com meus óculos eu também já trabalhei em ótica. E mais do que falar de tendências, gostaria de compartilhar com vocês dicas de como fazer uma ótima escolha.

Pequeno parênteses: no Brasil, temos um grande fabricante de óculos, que oferece uma variedade enorme de modelos, produtos de qualidade e atualizados com as tendências da moda. É o grupo Tecnol, que fabrica óculos para marcas como a Benetton, Kliping, Forum, Playboy e Pierre Cardin (valem a pena, viu? E ainda oferecem garantia). Como, infelizmente, o site do grupo anda com pouquíssimas fotos de produtos, vou ilustrar este post com armações da Ray Ban.

Os óculos grandes de acetato, tipo o Wayfarer da Ray Ban, fazendo o estilo geek (a tribo dos nerds da atualidade) são os preferidos dos estilosos e fashionistas. O clássico é mesmo o preto, mas as versões coloridas estão aí para os mais ousados. É preciso muita personalidade para encarar o tipo.geeks

Outro modelo que segue a linha fashion-retrô do Wayfarer é a armação em estilo aviador.aviador

Voltando ao acetato colorido, existem outras versões de armações no material que não têm cara de geek. Os de formato retangular, mais estreitos, continuam em alta (principalmente no Brasil, que os usuários de óculos preferem os modelos menores). É preciso, contudo, atentar para um fato: você vai usar os óculos todos os dias e as armações coloridas tendem nos fazer enjoar delas mais facilmente. O ideal, nestes casos, é ter mais de uma armação, para que você possa ir variando e até combinando com suas roupas, sem correr o risco de enjoar tão rápido dos seus novos óculos ou de se sentir colorida demais ao usar roupas de cor. Dentre as coloridas, as vermelhas são as mais comuns e já não causam tanto impacto como outras cores fortes.acetato colorido

Para quem quer algo estiloso mas não muito chamativo, vale usar as armações em cores neutras só com as hastes coloridas. Pode ser em acetato ou em metal também.

hastes coloridas

As armações transparentes incolores são uma ótima pedida para quem quer estar atualizada e discreta ao mesmo tempo. São modernas, fáceis de combinar e menos enjoativas. São uma boa escolha para quem não pretende comprar mais de um óculos.

transparentes

Se você prefere as armações de metal, as com haste vazada são as mais atuais (além das de haste em cor diferente, como dito antes). A haste vazada de metal pode vir ainda com a frente em acetato.haste vazada

Agora se o seu negócio não é óculos mas é o jeito usar, escolha as armações parafusadas. Elas ficam praticamente invisíveis no rosto, são elegantes e extremamente discretas. Só atente para as lentes que precisam ser em polycarbonato, que são inquebráveis. Elas são mais caras que as de resina, mas estas quebram com muita facilidade em armações parafusadas (só nelas, pode fazer lentes em resina tranquilamente em outros estilos de armação que não haverá risco de quebrar).

parafusadas

Ufa, o post tá grande mas se eu fosse você não deixaria de ler os conselhos de usuária e de ex-funcionária de ótica:

  1. Quer saber qual é o melhor conselheiro na hora de escolher sua armação? O espelho! A tática que eu sempre usei desde a primeira vez que fui escolher uma armação é experimentar no rosto e só levar se gostar de imediato. Se ficar na dúvida, nem leve. Lembre-se: você vai se ver por pelo menos um ano inteiro com seus óculos, é fundamental que esteja plenamente satisfeita com sua escolha.
  2. Aproveite e faça óculos de sol com grau também. Eu garanto, é a redenção!!! E esqueça aquelas lentes que escurecem (transitions e afins), aquilo ali é podre de horroroso! O custo de fazer dois óculos sai equivalente ao de uma lente dessas.
  3.  Esqueça as óticas de shopping.  Prefira aquelas menorzinhas que a gente encontra no centro da cidade. A diferença pode ser de até metade do valor para um produto equivalente.
  4. Peça uma lente com tratamento anti-reflexo. Além de você ficar bem nas fotos, elas são ideais para quem trabalha com computador ou sob luz forte, oferecendo mais conforto visual.
  5. Caso compre lentes de marca, exija o certificado de autenticidade. Infelizmente, há óticas que vendem gato por lebre
Anúncios

14 Respostas to “Feliz com seus óculos de grau”

  1. Cris Vieira 12/11/2009 às 9:10 #

    Amei as dicas, estou com minha receita, quer me ajudar???

  2. Ariane 12/11/2009 às 13:33 #

    Bem bacana e informativo esse post, Sarina.
    Tenho meu óculos há “trocentos” anos e nem sei se é fashion ou se está na moda, mas pra enxergar é uma beleza. Hahaha…
    Beijos

  3. Giuliana 12/11/2009 às 18:37 #

    PER-FEI-TO Sarina!!!
    Obrigada por ter atendido meu pedido!!!!!!
    Adorei as dicas e já marquei para amanhã consulta com meu oftalmologista!
    Nao vejo a hora de escolher meu novo modelito de óculos… Como quero estar “atualizada e discreta ao mesmo tempo”, acho que vou de transparência mesmo…
    Mas (kkkkkk), a melhor dica de todas foi a história das lentes “transitions”.. Eu sempre achei aquilo horrível… e vou ver mesmo se compensa fazer óculos de sol com grau. (Seria bom se a Lupa Lupa, ou Chilli Beans, ou Triton – aquelas lojinhas de quiosque – pudessem oferecer esse serviço. Eles têm óculos lindos e com bons preços).
    Beijao e thanks!!!

  4. Sarina Sena 13/11/2009 às 11:11 #

    Que bom que gostaram, meninas!

    Cris, qualquer dúvida entre em contato.

    Ariane, eu tb já passei “trocentos” anos com uma mesma armação que eu amava. Agora é importante consultar o médico oftalmologista uma vez por ano pra conferir o grau. Caso mude, só troque as lentes e continue feliz com seus oclinhos.

    Giu, super vale vc comprar um óculos “de quiosque”, é só levar na ótica e pedir pra colocar a lente escura no seu grau. Só é preciso tomar cuidado com as lentes muito grandes ou muito curvadas, pois nem sempre é possível fazê-las. Na dúvida, compre o óculos escuro com garantia de troca e leve até à ótica para se certificar se é possível.
    Bjs!!!

  5. Samara 13/11/2009 às 12:14 #

    Parabéns pelo post, Sarina!!
    Legal mesmo!!

    Quanto às lentes transitions, posso dar meu testemunho – tive uma qd criança: além de feias, são um porre!! Você entra nos cantos e elas demoram horrores pra ficar claras novamente (ao menos era assim, a uns 12 anos atrás. kkkkkk tô ficando velha mesmo).

    Bjs

    • Sarina Sena 13/11/2009 às 13:50 #

      É, Samara, hoje em dia elas são mais rápidas em trocar de cor (mas continuam feinhas… hihihi)

  6. gabriela 11/01/2010 às 15:56 #

    adorei as dicas eu tenho uma amiga que usa oculos é quer uns modelinhos mais geek obrigado pelas dicas vou passar a ela *-*

    • Sarina Sena 12/01/2010 às 23:26 #

      Oi, Gabriela!
      Que bom que gostou das dicas! Espero que sua amiga também goste.
      Bjs!

  7. Lu 06/06/2010 às 18:21 #

    Eu fiz um wayfarer para mim, com a lente transition. Fica bacana, pq é o unico óculos que rola usar como de sol e como de grau.fica a dica ai para quem gosta desse estilo

  8. Mariusa 19/10/2010 às 20:33 #

    Gostei da informaçao sobre as lentes que escurecem, nunca achei legal, acho que envelhecem muito.

  9. CARLOS DANIEL 14/02/2012 às 10:59 #

    gostei muito desses dois modelos de óculos aviador, principalmente como mostra a foto a baixo do modelo raybam 2 modelos.
    foto com fundo amarelo. como posso fazer para adquirir uma armação dessa.

  10. Emilio Mota 16/04/2012 às 21:23 #

    As lentes fotossensíveis (Transitions e afins, rsrs) são mais indicadas para quem tem exposição constante ao sol, ou têm fotofobia (sensibilidade à luz). Não tem muita estética, é verdade.
    Quanto aos óculos de quiosques , sou mais resistente. É bem mais seguro voce comprar em lojas especializadas, onde voce alem de ter mais opçoes de marcas, tem garantia de origem e qualidade. Alem de a loja contar com um consultor óptico (muitas vezes sao tambem técnicos em optica), que vao te ajudar nao so na escolha da armaçao, mas do tipo de lente adequada ao seu “grau” e à armação.

    • Sarina Sena 08/07/2012 às 13:44 #

      Oi, Emílio!
      É verdade, as lentes fotossensíveis são mais indicadas para quem tem fotofobia, mas o uso de óculos escuros com grau também pode ser uma opção (apesar da incoveniência de ter que andar com dois pares de óculos). E super concordo quando você fala que é mais seguro comprar óculos escuros em lojas especializadas. Usar óculos sem garantia é arriscado para a saúde ocular. Quando indiquei comprar em quiosques foi para a aproveitar a armação e trocar as lentes numa ótica por escuras com grau. Mas que bom que você atentou para este detalhe para que fique claro para os leitores. ;)

Trackbacks/Pingbacks

  1. 3 anos de Fashion Again! « Fashion Again - 11/09/2012

    […] Feliz com seus óculos de grau […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: